Efeito do uso cpap na recuparação de atletas de alto rendimento

Efeito do uso cpap na recuparação de atletas de alto rendimento

Autor Pantiga Junior, Gilberto Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Mello, Marco Tulio de Mello Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Psicobiologia
Resumo Introdução: O objetivo do presente estudo foi avaliar o uso do CPAP sobre a recuperação física e cognitiva, de atletas, de alto rendimento, sem distúrbios do sono. Métodos: Foram selecionados 12 atletas de alto rendimento, do gênero masculino, saudáveis (sem SAOS), praticantes de corrida de rua há pelo menos um ano, com o tempo de prova para os 10 quilômetros entre 31 e 45 minutos. Participaram de duas etapas de pesquisa: Etapa1 (sem CPAP)- 5 dias de treinamento de alta intensidade/volume sem utilização do CPAP para dormir; 2 dias de descanso (washout: sem treinamento e sem CPAP); 5 dias de treinamento de baixa intensidade/volume sem a utilização do CPAP para dormir. Etapa 2 (com CPAP)- 5 dias de treinamento de alta intensidade/volume dormindo com o CPAP à noite durante 5 noites seguidas; 2 dias de descanso (washout); 5 dias de treinamento de baixa intensidade/volume durante o dia dormindo com o CPAP à noite durante 5 noites seguidas. Foram realizadas quatro avaliações ao longo do estudo que incluíam exames de polissonografia (PSG), análise sanguínea, aplicação do inventário de ansiedade IDATE Traço e Estado, do Inventário de Beck (BDI), escala de humor de Brunel (BRUMS), Escala Subjetiva de Experiência em Exercício (SEES), Dolorimetria, Actigrafia, Escala Likert de Bem-Estar (diário de sono) e diário de sono. Resultados: Foi observado uma redução estatisticamente significante (p<0,01) na latência para início de sono REM. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes (p<0,01) nas variáveis sanguíneas aldolase, hematócrito e leucócitos. Encontramos um aumento da sensação de bem estar, medido através de escala likert de bem estar (diário de sono), (p< 0,01). Houve uma redução dos tempos dos 10 km nas diferentes semanas com a utilização do CPAP. Conclusão: O uso do CPAP durante o período de recuperação do treinamento físico em atletas de elite promove benefícios nos parâmetros do sono como a redução da latência para início do sono REM, assim como em alguns parâmetros sanguíneos, e redução nos tempos da prova de 10 km (Deltas), mas não promove alterações na ansiedade, experiência subjetiva em exercício, humor, depressão, dolorimetria e actigrafia.
Assunto exercise
cpap
exercício
treinamento
recuperação
cpap
Idioma Português
Data 2016-01-31
Publicado em PANTIGA JUNIOR, Gilberto. Efeito do uso cpap na recuparação de atletas de alto rendimento. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Linha de pesquisa Medicina
Área de concentração Ciências da saúde
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 91 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3614514
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46792

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)