Trajetória de trabalho e estudos de jovens aprendizes

Trajetória de trabalho e estudos de jovens aprendizes

Autor Silva, Luciana Pereira da Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Souza, Davisson Charles Cangussu de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ciências Sociais
Resumo The integration of young people from the popular classes in the labor market often happens early, frequently due the urgency of contributing to the family income. In its way, these young people are in precarious conditions of work and they are often barred by the qualification and preparation requirements to meet the technological and organizational demands resulting from the work reorganization from the socioeconomic policies of neoliberalism. This work aims to question the relationship between work and education, especially vocational education aimed at young workers served by Law no. 10,097 / 2000, Lei da Aprendizagem (the learning Law), in order to analyze the profile and social trajectory of these young workers, as well as their relationship with the professionalization and education from their professional and educational history, and their job prospects and continuity of studies based on their practical experience.

A inserção dos jovens das classes populares no mundo do trabalho muitas vezes acontece de forma precoce, não raramente pela urgência de contribuir com a renda familiar. Em seu percurso, esses jovens se encontram com formas precárias de trabalho e, frequentemente, são barrados pelas exigências de qualificação e preparo para atender às demandas tecnológicas e organizacionais resultantes da reorganização do trabalho a partir das políticas socioeconômicas do neoliberalismo. Este trabalho busca problematizar a relação entre trabalho e educação, especialmente a educação profissional destinada a jovens trabalhadores atendidos pela Lei nº. 10.097/2000, lei de Aprendizagem, com o objetivo de analisar o perfil e a trajetória social dos mesmos, bem como a relação destes com a profissionalização e a educação a partir de sua trajetória profissional e educacional, e suas perspectivas de trabalho e continuidade dos estudos com base em suas experiências práticas.
Assunto Education
Work
Professional education
Neoliberalism
Lei de aprendizagem
Educação
Trabalho
Qualificação profissional
Neoliberalismo
Lei de aprendizagem
Idioma Português
Data 2015-12-17
Publicado em SILVA, Luciana Pereira da. Trajetória de trabalho e estudos de jovens aprendizes. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.
Linha de pesquisa Sociologia
Área de concentração Ciências humanas
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 119 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3351596
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46697

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