O significado do confinamento: compreender como pensam profissionais e familiares

O significado do confinamento: compreender como pensam profissionais e familiares

Autor Sa, Izete Pereira de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Freitas, Marcos Cezar de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Resumo The aim of this research is to investigate how the professionals who have a performance directed to adolescents in conflict with the law under custody sentence understand the meaning of confinement, and identify the understanding of the relatives of those teenagers regarding deprivation of liberty. This research had been carried through questionnaires and semi-structured interviews with professionals – judges, prosecutors and public defenders, psychologists, social workers and educators – and relatives. Questionnaires and interviews had been analyzed for a better understanding of this issue in the light of other studies to contribute to flesh out this analysis. Accordingly, the research attempted to delve deeper into this kind of confinement and contribute to possible social changes.

O objetivo dessa pesquisa é investigar como os profissionais, que têm sua atuação voltada aos adolescentes privados de liberdade, pensam o significado desse confinamento, bem como identificar qual é o entendimento que os familiares desses adolescentes têm sobre privação de liberdade. Esse estudo foi desenvolvido, por meio de questionário e entrevistas semidirigidas aplicados aos profissionais – Juízes, Promotores, Defensores Públicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Pedagogos – e aos familiares. O objetivo dessas entrevistas é demonstrar qual o olhar e o entendimento dos profissionais sobre o confinamento de adolescentes em medida socioeducativa de internação. Os questionários e as entrevistas foram analisados para uma melhor compreensão desse tema, a luz de outros estudos que contribuirão para dar corpo a essa análise. Nesse sentido, a pesquisa buscou aprofundar a reflexão sobre esse tipo de confinamento e contribuir para possíveis mudanças sociais.
Assunto confinement
measure for juvenile offenders
socio-penal control
adolescent
confinamento
medida socioeducativa
controle sociopenal
adolescente
Idioma Português
Data 2014-09-29
Publicado em SA, Izete Pereira de. O significado do confinamento: compreender como pensam profissionais e familiares. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Linha de pesquisa Ensino
Área de concentração Multidisciplinar
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 101 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308786
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46526

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)