Formação em nutrição: análise do currículo após a implantação das diretrizes nacionais curriculares.

Formação em nutrição: análise do currículo após a implantação das diretrizes nacionais curriculares.

Título alternativo Nutrition education: curriculum analysis after the implementation of the National Curricular Guidelines
Autor Nakazato, Viviane do Lago Google Scholar
Orientador Oliveira, Nara Rejane Cruz de Google Scholar
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde - EPM
Resumo The National Curricular Guidelines (NCG) for Nutrition Degree Courses arise in 2001, proposing an egress profile that, in addition to the specific competences, involves general competences that require the teaching (institution, coordination and faculty) adaptation of the pedagogical projects and strategies of the courses that allow to attend this new scenario. The present research had as main objective to verify how the nutrition professional training curriculum have been developed to attend the demands of the NCG according to the general competences proposed by this document. The research was qualitative of the descriptive type, composed of documentary analysis of the political-pedagogical projects of courses available under the jurisdiction of the Regional Council of Nutrition - 3rd region. A semi-structured interview was also conducted with the degree course coordinator at a public university in São Paulo. From the analysis of the political-pedagogical projects, it was observed that few are available for consultation, but as far as their elaboration, most of the documents present strategies that can contemplate the requests of the NCG. The interview showed an innovative curriculum, built collectively and that should be revised always in order to attend new demands of the work’s World and the skills expected for the nutritionist. The teacher training was also pointed out as a fundamental factor of the process in the professional formation, since it is the teacher who will apply the curricular proposal of the course in the classroom. It is concluded that an innovative curriculum and adequate teacher training can contribute to the formation of a nutritionist according to the competences proposed by the current NGC, but it requires knowledge, effort and dedication

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Nutrição surgem em 2001 propondo um perfil de egresso que além das competências específicas, envolve competências gerais exigindo do ensino (instituição, coordenação e corpo docente) adequação do projeto pedagógico do curso e estratégias de ensino que permitam atender este novo cenário. A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar se os currículos de formação profissional em nutrição têm sido desenvolvidos para atender as demandas das DCN com relação às competências gerais propostas por este documento. A pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva, composta de análise documental dos projetos político-pedagógicos de cursos disponíveis online, sob jurisdição do Conselho Regional de Nutrição – 3ª região. Realizou-se também uma entrevista semiestruturada com o coordenador do curso de graduação de uma universidade pública de São Paulo. A partir da análise dos projetos político-pedagógicos, observou-se que poucos são disponibilizados para consulta, e dos disponibilizados a maioria apresentou estratégias de ensino que possam contemplar as solicitações da DCN. A entrevista evidenciou um currículo inovador, construído coletivamente e que deve ser revisado sempre afim de atender novas demandas do mundo do trabalho e das competências esperadas para o nutricionista. A formação docente também foi apontada como fator fundamental do processo na formação profissional, visto que é o docente que aplicará em sala de aula, a proposta curricular do curso. Conclui-se que o caminho a percorrer na formação profissional é longo, sendo necessário além da maior divulgação dos projetos político-pedagógico, que estes atendam não apenas no documento, mas na prática, estratégias de ensino que colaborem com a formação profissional de qualidade. Entende-se que um currículo inovador e a formação docente adequada também podem contribuir para a formação de um nutricionista conforme competências propostas pelas atuais DCN, porém requer conhecimento, esforço e dedicação.
Assunto Formação Profissional
Currículo
Educação Superior
Competências
Nutricionistas
Vocational training
Curriculum
Higher education
Skills
Nutritionists
Idioma Português
Data 3/4/2017
Publicado em NAKAZATO, Viviane do Lago. Formação em nutrição: análise do currículo após a implantação das diretrizes nacionais curriculares. 2017. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.
Editor Universidade Federal de São Paulo
Brasil
UNIFESP
São Paulo
Extensão 85f.
Fonte http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_197_viviane_nakazato.pdf
Direito de acesso Aberto
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/11600/45801

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