Aprendizado em Construção: as vozes da primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos

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dc.contributor.advisor Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP] pt
dc.contributor.author Adler, Maristela Schiabel [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-06-04T19:14:33Z
dc.date.available 2018-06-04T19:14:33Z
dc.date.issued 2016-03-16
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3799119 pt
dc.identifier.citation ADLER, Maristela Schiabel. Aprendizado em Construção: as vozes da primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/11600/41853
dc.description.abstract Background: Medical education in Brazil undergoes curricula reforms aiming at integrating intellectual, affective and relational dimensions and valorizing critical and reflective thinking, self-management and practical training integrated with the Brazilian health system (SUS). In search of a pedagogical model that could address those current trends, the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) established in 2006 the UFSCar Medical School, whose constructivist, competency based curriculum frames a practice based learning integrated into the SUS. Objective: The objective of this study was to analyze the perceptions of teachers and students from the first Class of graduates (Class of 2011) about the first six years of the UFSCar Medical School. Methods: The methodology used was the Life Oral History producing narratives from docents and students for qualitative data collection and analysis. Results: Despite reports of resistance to curriculum implementation, infrastructure deficiencies and insufficient planning, the narratives suggest that the curriculum favored the developement of competencies such as search capability, critical and reflective thinking self-manadged learning. The practice integrated into the SUS, especially within the Family Health Unities, (besides technical limitations and political conflicts) improved intellective, relational and affective dimensions of patient care, favoring professional autonomy. Ethical and humanistic skills, as well as conflicts and challenges permeated all pedagogical activities, converging to a humanistic and humanized medical practice. en
dc.description.abstract Introdução: O ensino médico no Brasil passa por reformas curriculares que objetivam integrar dimensões intelectivas, afetivas e relacionais e que valorizam o pensamento crítico-reflexivo, o autogerenciamento do estudo e a formação prática integrada ao SUS. Em busca de um modelo pedagógico que contemplasse essas tendências atuais, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou, em 2006, a Faculdade de Medicina da UFSCar, cujo currículo construtivista, baseado em competências, molda um aprendizado baseado na prática e integrado ao SUS. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de docentes e alunos da Primeira Turma (Turma de 2011) sobre os primeiros anos da Faculdade de Medicina da UFSCar. Métodos: A metodologia empregada foi a História Oral de Vida, com a produção de narrativas de docentes e estudantes do curso, para a coleta e análise qualitativa dos dados. Resultados: as narrativas sugerem que o currículo favoreceu o desenvolvimento de competências como capacidade de busca, pensamento crítico-reflexivo e autogerenciamento do aprendizado, apesar de relatos de resistência à implementação do currículo, deficiências em infraestrutura e planejamento insuficiente. A prática integrada ao SUS, especialmente nas Unidades de Saúde da Família (apesar das limitações técnicas e conflitos políticos), aprimorou as dimensões intelectivas, relacionais e afetivas do cuidado dos pacientes, favorecendo a autonomia profissional. As habilidades éticas e humanísticas, assim como os conflitos e desafios, permearam todas as atividades pedagógicas, convergindo para uma prática médica humanista e humanizada. pt
dc.format.extent 154 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Educação de graduação em medicina pt
dc.subject Aprendizagem baseada em competências pt
dc.subject Aprendizagem baseada em problemas pt
dc.subject Sistema Único de Saúde pt
dc.subject Humanização da assistência pt
dc.title Aprendizado em Construção: as vozes da primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos pt
dc.title.alternative Knowledge under construction: the voices of the first class of graduates from the Universidade Federal de São Carlos Medical School en
dc.type Tese de doutorado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2016-0004.pdf
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt
unifesp.graduateProgram Saúde Coletiva – EPM pt
unifesp.knowledgeArea Política, Planejamento e Gestão em Saúde pt
unifesp.researchArea Processo e gestão do trabalho e(m) saúde pt
dc.subject.cnpq Saúde Coletiva pt



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Nome: 2016-0004.pdf
Tamanho: 1.323Mb
Formato: PDF
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