O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas

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dc.contributor.author Tavares, Carlos Henrique Falcão
dc.contributor.author Maia, José Antonio [UNIFESP]
dc.contributor.author Muniz, Marcella Cristina Halliday
dc.contributor.author Malta, Moana Vergetti
dc.contributor.author Magalhães, Belmira Rita Da Costa
dc.contributor.author Thomaz, Ana Claire Pimenteira
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:37:17Z
dc.date.available 2015-06-14T13:37:17Z
dc.date.issued 2007-12-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000300007
dc.identifier.citation Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 3, p. 245-253, 2007.
dc.identifier.issn 0100-5502
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4083
dc.description.abstract The aim of this investigation was to characterize the parallel curriculum of third-year medical students of the Federal University of Alagoas by using a self-applied questionnaire, which was answered by 63 students. The data obtained showed that the greater part of students (98.41%) had developed some kind of extra-curricular activity. 45.59% of these activities had been carried out during a six month's period and occupied more than six hours a week. The reasons that most frequently motivated these activities were getting practice at medical activities (36.27%) and acquiring new knowledge (30,39%). 98.39% of the students had opted for training periods to which they were admitted by public competition (52%) or admission tests (36%). It is concluded that in the third year of the Medical course students are still not qualified for the different services and the extra-curricular training periods many times hamper their academic performance. It is thus responsibility of the University to guide the students, show them the right moment to start such activities and to offer support to these initiatives en
dc.description.abstract O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a busca da prática na atividade médica (36,27%) e a aquisição de novos conhecimentos (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas. pt
dc.format.extent 245-253
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Brasileira de Educação Médica
dc.relation.ispartof Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Curriculum en
dc.subject Education, Medical, Undergraduate en
dc.subject Students, Medical en
dc.subject Currículo pt
dc.subject Educação de Graduação em Medicina pt
dc.subject Estudantes de Medicina pt
dc.title O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas pt
dc.title.alternative The parallel curriculum of Third-year medical students of the Federal University of Alagoas en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de Alagoas
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de Alagoas
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
dc.identifier.file S0100-55022007000300007.pdf
dc.identifier.scielo S0100-55022007000300007
dc.identifier.doi 10.1590/S0100-55022007000300007
dc.description.source SciELO



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