Reorganização Curricular e o exercício da docência no Ciclo Interdisciplinar: um estudo de duas escolas da rede municipal de São Paulo em 2014

Reorganização Curricular e o exercício da docência no Ciclo Interdisciplinar: um estudo de duas escolas da rede municipal de São Paulo em 2014

Alternative title Curriculum reorganization and the exercise of teaching at the Interdisciplinary Cycle: a study of two municipal schools of São Paulo in 2014.
Author Souza, Rafaela de Barros Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação - Guarulhos
Abstract Esta pesquisa buscou compreender os possíveis efeitos da política curricular de reorganização do ensino realizada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no ano de 2014, na prática docente. Pretendeu-se identificar como tal política foi absorvida pela escola, sob a perspectiva dos docentes que atuam no Ciclo Interdisciplinar, considerando a organização dos tempos, espaços e condições de trabalho no cotidiano escolar. Esteve apoiada dentro das bases da pesquisa qualitativa, que implica um aprofundamento no contexto em que o fenômeno é observado. Trabalhou-se com dois tipos de fontes e instrumentos de coleta: entrevista semiestruturada e documentos de orientação para a implementação da proposta. Além de analisar, de forma secundária os planejamentos anuais dos docentes participantes da pesquisa. Os participantes da pesquisa foram seis professores que atuam na rede municipal há mais de três anos, e em 2014 estiveram trabalhando com o Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º ano). Os conceitos de cultura escolar Viñao Frago (2006) e currículo em ação Sacristán (1999) foram as principais referências teóricas para análise dos dados. Os resultados da pesquisa mostraram que aspectos como a intensificação do trabalho, a falta de tempo, sentimento de culpa por não conseguir realizar tudo o que era incumbido foram aspectos que permearam o exercício docente no ciclo interdisciplinar. Sentiam insegurança e solidão, ao mesmo tempo em que buscavam o sentido da práxis, visando sua reconstrução permanente. Fatores como a modificação dos tempos, espaços e condições de trabalho interferiram na viabilização da reforma que incide sobre o currículo e a prática. As constantes mudanças e descontinuidade nos programas da rede foram consideradas como fatores de influência neste processo, bem como questões de ordem estrutural e administrativa, segundo os docentes entrevistados.

This research sought to understand the possible effects of curricular reorganization of education policy carried out by the Municipal Secretary of Education of São Paulo in 2014, in the teaching practice. The aim was to identify how such a policy was absorbed by the school, from the perspective of teachers who work at the Interdisciplinary Cycle, considering the organization of time, space and working conditions in the school routine. He was supported within the qualitative research bases, which implies a deepening in the context in which the phenomenon is observed. He worked with two types of sources and collection tools: semi-structured interview and guidance documents for the in addition to analyzing, secondarily the annual plans of the teachers participating in the survey. Survey participants were six teachers who work in public schools for more than three years , and in 2014 been working with the Interdisciplinary Cycle ( 4th to 6th year ) . The concepts of school culture Viñao Frago (2006) and curriculum in action Sacristán (1999) were the main theoretical references for data analysis. The survey results showed that aspects such as intensification of work, lack of time , feelings of guilt for failing to accomplish all that was entrusted were aspects that permeated the teaching exercise in interdisciplinary cycle. They felt insecurity and loneliness, while seeking the meaning of praxis , for their permanent reconstruction. Factors such as the modification of times, spaces and working conditions interfere with the viability of reform that focuses on curriculum and practice. The constant changes and discontinuity in policies for teaching were considered as influencing factors in this process as well as issues of infrastructure and administrative, according to those interviewed teachers.
Keywords Políticas curriculares
Organização por ciclos
Ensino municipal de São Paulo
Cultura escolar
Exercício docente
Curriculum policies
Organization by cycles
Local school São Paulo
School culture
Teaching exercise
Language Portuguese
Date 2016-02
Published in SOUZA, Rafaela de Barros. Reorganização curricular e o exercício da docência no ciclo interdisciplinar: um estudo de duas escolas da rede municipal de São Paulo em 2014. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas . Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2016.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 163 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39230

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Name: Publico-39230.pdf
Size: 2.206Mb
Format: PDF
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