Comparação de três métodos de avaliação da mastigação em crianças e adolescentes respiradores orais

Comparação de três métodos de avaliação da mastigação em crianças e adolescentes respiradores orais

Alternative title Comparision of three methods of evaluation of mastication in oral breathers
Author Hitos, Silvia Fernandes Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Solé, Dirceu Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Objetivo: Verificar a eficiência da avaliação da mastigação por filmagem a partir de três métodos e estabelecer o modo mastigatório prevalente em crianças e adolescentes respiradores orais. Método: Três fonoaudiólogas analisaram 56 filmagens realizadas em 36 pacientes respiradores orais, com idades entre 7 e 14 anos e com alteração de oclusão. Três métodos de avaliação de mastigação, por filmagem, foram comparados: análise de filmagem em velocidade normal, realizada por duas avaliadoras experientes; análise de filmagem quadro-a-quadro, com velocidade de execução reduzida a 0,1 s, realizada pela pesquisadora e, análise de filmagem com velocidade reduzida associada ao registro dos ciclos mastigatórios, em plano frontal, por computação gráfica, sem e com 0 usa de etiqueta sobre 0 mento. Resultados: Considerando 0 nível de significância de 0,05 (5%) e 95% de confiabilidade estatística, observou-se, na análise da filmagem em velocidade normal sem etiqueta, concordância entre as fonoaudiólogas (fono 1 e fono 2) de 89,8% e na com etiqueta 79,8%. Na comparação dos achados, entre a pesquisadora (análise quadro a quadro) e as fonoaudiólogas (análise em velocidade normal), na filmagem sem etiqueta, verificou-se concordância de 89,8% e 100%. Na filmagem com etiqueta as concordâncias observadas foram de 70% e 90% e embora estatisticamente significantes mostraram¬-se menos concordantes do que nos achados em filmagem sem etiqueta. Compararam-¬se simultaneamente os dados emitidos pelas três avaliadoras, a partir dos dois métodos nas filmagens sem etiqueta, obteve-se concordância de 93,1%. Na análise com etiqueta a concordância foi 79,9%. Todas as concordâncias apuradas, embora estatisticamente significantes, mostraram-se superiores quando as análises foram realizadas em filmes sem 0 usa da etiqueta. Ao comparar os dados informados pelas três avaliadoras com os obtidos na análise das filmagens com redução de velocidade e com registro dos ciclos mastigatórios por computação gráfica, a concordância foi maior quando as avaliações foram feitas em filmes com etiqueta. 0 modo mastigatório prevalente foi 0 bilateral altemado que foi observado em 64,7% da população estudada. Conclusões: Considerando 0 lado mastigatório, 0 alto nível de concordância entre as profissionais permite dizer que a filmagem mostrou-se um método adequado para a avaliação da mastigação de respiradores orais. A análise dos filmes com redução de velocidade e com usa de etiqueta sobre 0 mento, permite a obtenção de resultados semelhantes aos da análise com redução de velocidade associada ao registro de ciclos por computação gráfica. Sendo assim, o uso de filmagem para avaliação da mastigação em crianças e adolescentes respiradores orais mostrou-se um método adequado, que se torna mais eficiente, quando realizado com etiqueta presa ao mento, com velocidade reduzida a 0,1 segundo e com parâmetros bem estabelecidos pois, apesar da subjetividade, permitiu ótima concordância entre as avaliadoras e pesquisadora na determinação do lado do alimento na cavidade oral durante a função mastigatória dos respiradores orais..
Keywords Mastigação
Gravação em vídeo
Respiração bucal/classificação
Processamento de imagem assistida por computador
Estudos de validação
Language Portuguese
Date 2008
Published in São Paulo: [s.n.], 2008. 79 p.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 79 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23968

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