Bateria Montreal-Toulouse de Avaliacao da linguagem MTL-Brasil

Bateria Montreal-Toulouse de Avaliacao da linguagem MTL-Brasil

Título alternativo Montreal-Toulouse Battery of Evaluation of language MTL-Brazil: Pilot studies with healthy adults and with aphasic
Autor Soares-Ishigaki, Ellen Cristina Siqueira Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: Existe uma grande demanda clinico-cientifica de instrumentos de avaliacao de linguagem adequados a realidade socio-culturallinguistica brasileira, sobretudo para a avaliacao de individuos com acometimento neurologico. A avaliacao de linguagem e um dos objetivos da avaliacao fonoaudiologica. A Bateria MTL-Brasil e um novo instrumento de avaliacao de linguagem, que foi revisado e adaptado do antigo Protocolo Montreal Toulouse de Exame das Afasia u MT Beta u 86 modificado para as situacoes cotidianas brasileiras, e portanto, faz-se necessario o estabelecimento de normas para sua utilizacao clinica. Objetivos: Averiguar se ha diferencas entre as faixas de idade e niveis de escolaridade em adultos com idade intermediaria quanto ao desempenho linguistico examinado pela Bateria MTL-Brasil, assim como analisar se ha interacao entre os efeitos principais destas variaveis sociodemograficas; comparar o desempenho de individuos afasicos com individuos saudaveis na Bateria MTL-Brasil e verificar os pontos de corte, a sensibilidade e a especificidade dos subtestes da Bateria MTLBrasil. Metodos: Foram selecionados 120 individuos adultos saudaveis sem queixas linguisticas (31 do sexo masculino e 89 do sexo feminino). A escolaridade variou em quatro faixas: A (1-4 anos), B (5-8 anos); C (9-11anos) e D (acima de 12 anos) e houve 3 faixas 1 (30-39 anos), 2 (40-49 anos) e 3 (50 a 59 anos) etarias. Foram selecionados 30 sujeitos afasicos (18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino). A escolaridade dos individuos afasicos variou entre 2 a 25 anos de estudo (media: 10,83 e DP: 5,81) e a idade variou entre 28 a 69 anos (media: 48,83 e DP: 9,23). Para comparacao entre individuos controles e afasicos foram pareados individuos saudaveis de mesma idade e escolaridade na proporcao 2:1. Todos os individuos foram submetidos a Bateria MTL-Brasil e os resultados foram submetidos a testes estatisticos pertinentes. Resultados: Verificamos diferencas estatisticamente significantes segundo a escolaridade, no grupo de individuos adultos saudaveis com idade intermediaria, nas tarefas : entrevista dirigida, linguagem automatica (conteudo), compreensao oral, compreensao escrita, escrita sob ditado, leitura, fluencia verbal semantica, nomeacao, manipulacao de objetos, fluencia verbal fonologica, compreensao das partes do corpo e nocao direita esquerda, nomeacao escrita, compreensao escrita de texto, ditado de numeros, leitura de numeros, compreensao escrita de texto e calculo numerico. Comparando-se os individuos afasicos com o grupo controle foi possivel verificar que houve diferencas estatisticamente significantes em todos os subtestes da Bateria MTL-Brasil. Conclusoes: A escolaridade influenciou o desempenho dos adultos saudaveis na maior parte das tarefas da Bateria MTL-Brasil. A Bateria MTL-Brasil foi eficaz para distinguir individuos saudaveis de individuos afasicos, e que pode ser util na avaliacao clinica das afasias, podendo auxiliar os profissionais da Saúde envolvidos na avaliacao e reabilitacao desta populacao
Palavra-chave Humanos
Linguagem
Testes de Linguagem
Avaliação
Afasia
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2012
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2012. 131 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 131 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22169

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