A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico

A ansiedade e o processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras em centro cirúrgico

Alternative title The anxiety and teaching-learning process of the psychomotors skills in surgical center
Author Coutinho, Raquel Machado Cavalca Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Friedlander, Maria Romana Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract RESUMO: Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar a influencia da ansiedade no processo ensino-aprendizagem das habilidades psicomotoras na disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho psicomotor no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; verificar os niveis de ansiedade-traco e os niveis ansiedade-estado no manuseio de material esterilizado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao e correlacionar os niveis de ansiedade-estado com os niveis de ansiedade-traco e o desempenho psicomotor relacionado ao material esterilizado nos dois momentos de coleta de dados. A amostra constituiu-se de 77 alunos de Graduacao em Enfermagem de uma Instituicao de Ensino Superior privada do Municipio de Campinas, SP, sendo os dados coletados no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao. Para avaliacao do desempenho dos alunos foi elaborado um checklist, com as etapas do procedimento, o tempo despendido do manuseio de material esterilizado, validados pela Tecnica Delphi. O segundo instrumento foi um formulario de registro do numero de treinamentos no Laboratorio de Enfermagem durante a pratica clinica e o terceiro instrumento foi o teste (DATE. Atraves da analise dos dados verificou-se que: o nivel de ansiedade-traco foi categorizado por baixa e media ansiedade; os niveis de ansiedade-estado e o tempo utilizado para a execucao da tecnica foram maiores na Sala de Operacao do que no Laboratorio de Enfermagem; o desempenho do estudante foi gradativamente melhor, exceto o tempo despendido na Sala de Operacao; os alunos treinaram no Laboratorio de Enfermagem em media 3,78 vezes; houve correlacao positiva e moderada entre a ansiedade-traco e a ansiedade-estado no Laboratorio de Enfermagem e na Sala de Operacao; nao houve correlacao estatisticamente significativa entre ansiedade-estado e o desempenho psicomotor na Sala de Operacao. Baseado nos resultados encontrados, concluimos que os alunos que apresentaram maior ansiedade-estado nao foram necessariamente os mesmos que tiveram pior desempenho no manuseio de material esterilizado
Keywords Ansiedade
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem de Centro Cirúrgico
Language Portuguese
Date 2004
Published in São Paulo: [s.n.], 2004. 189 p.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 189 p.
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18787

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