Efeito de lesão do estriado em tarefas de aprendizagem que requerem a utilização de dois diferentes tipos de estratégia

Efeito de lesão do estriado em tarefas de aprendizagem que requerem a utilização de dois diferentes tipos de estratégia

Alternative title Effects of striatum lesion in learning tasks that require the use of two different strategies
Author Saito, Angelica Kiyomi Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Oliveira, Maria Gabriela Menezes de Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Diversos trabalhos tem demonstrado a participacao do estalado nos processos de aprendizagem e memoria. A partir de estudos de lesao, alguns autores tem observado que o estalado seria uma estrutura critica na aquisicao de tarefas hipocampo-independentes, como na aprendizagem por dicas e na aprendizagem egocentrica. Entretanto, nao existe consenso nos resultados obtidos e nem homogeneidade nas metodologias empregadas. Questiona-se a importancia de tarefas simples em oposicao aquelas mais complexas, alem do tipo de lesao utilizado, neurotoxica em oposicao a eletrolitica. Por isso, o presente estudo buscou avaliar o efeito da lesao neurotoxica em tarefas complexas que envolvem a aprendizagem por dicas e a aprendizagem egocentrica. Os animais foram treinados em labirinto radial de 8 bracos em tarefa de discriminacao de sei diferentes estimulos; padrao visual baseada em estrategia de dicas ou localizacao de um braco especifico baseado em estrategia egocentrica. De forma geral, o animais lesados nao apresentaram prejuizo em relacao aos controles. Houve pelo contrario, ate uma pequena melhora inicial. Na tarefa de dicas, este efeito foi observado no numero de acertos e erros, ja na tarefa egocentrica o mesmo s pode ser visto no numero de acertos da discriminacao direita/esquerda. Este dados nao dao suporte a hipotese de que esta regiao do estriado estaria mediando a aprendizagem em tarefas hipocampo-independente
Keywords Corpo estriado
Aprendizagem
Memória
Ácido ibotênico
Ratos
Language Portuguese
Date 1999
Published in São Paulo: [s.n.], 1999. 71 p. ilus.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 71 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16560

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